Pesquisar este blog

Powered By Blogger

25 de maio de 2009, 12ª aula

Antes da aula:
Quando sai da sala de monitoria ouvi uma dupla do trabalho diretor/ interprete a discutir Dayse e Ícaro que desde o trabalho anterior haviam encontrado problemas em se relacionar de forma direta no trabalho estavam com os mesmos problemas de novo, Ícaro sem tempo para encontrar Dayse para colocar em prática o chamado procedimento de direção, acabou por irritar ela que disse “ não quero mais trabalhar com você”, resolvi passar direto e nem a cumprimentei como de costume.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Hoje eu estava desatento as explicações que Wlad repassava sobre o trabalho de colagem, a aula de monitoria e a faxina em casa haviam me esgotado até a última gota de disposição. A aula deveria ter começado com Crissie explicando o que é bricolagem, ela não apareceu, então aqui vai uma pequena amostra do que encontrei sobre o assunto:
Bricolagem: O termo bricolagem, que vem do francês bricolage, é usado nas atividades em que você mesmo realiza para seu próprio uso. O conceito surgiu nos Estados Unidos, na década de 1950, com a sugestão "do it yourself" ("faça você mesmo"). Isso ocorreu devido ao encarecimento da mão-de-obra e se desenvolveu com a grande visão dos empresários em perceber este nicho, criando produtos fáceis de serem usados, utilizando embalagens com pouca quantidade e todos com manuais explicativos. Em antropologia bricolagem é a união de vários elementos para formação de um único e individualizado. Um exemplo são as culturas do novo mundo: a bricolagem de várias culturas (norte-americana, européia, asiática...) para a formação de uma própria e identitária. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bricolagem)
Bricolagen não passa de um método para reunirmos em um único espaço, vários fragmentos para a formação de um todo ligado por um elo chamado de costura, linha, colagem.
Esta é a proposta da Wlad, reunirmos todas nossas histórias e trabalhos apresentados em sala em uma única cena, sempre buscando um meio de interliga-las tentando dar uma explicação.

Wlad pediu novas amostras do trabalho de diretor/interprete e suas costuras, colagens, bricolagem.

Luciano e Dayene: Luciano apresentou algo ainda não visto em nenhum de seus trabalhos, wlad não gostou muito pois o trato era sempre usar os trabalhos já apresentados em sala, ele não apresentou sua coreografia pois disse não achar sentido para ela em sua cena, wlad pediu que ele repensa-se sua cena e só usar o que já tinha apresentado. Mesmo assim, na minha opinião o que ele mostrou foi muito bom.
Michel e Gilson: outro trabalho que não utilizou o que já tinha sido usado em sala, uma mulher chamada Odara que estava nervosa em cima de um terraço e que ameaçava jogar-se lá de cima, um texto bom, escrito por Gilson(diretor) , Wlad repetiu o mesmo o que havia dito a Luciano, acrescentando que o trabalho era bom e que eles deveriam investir para apresentarem fora da sala.
Kauan e Anne: eles fizeram um trabalho bom, Anne dirigiu Kauan com destreza, apresentaram algo que tinha uma linha de raciocínio e que não deixava quem assistia com duvidas sobre o trajeto percorrido pelos personagens durantes as costuras e era visível o seus trabalhos já apresentados em sala.
Ana e Luana: não tinham algo pronto, haviam conversado e tinham duvidas se poderiam ou não trocar a música que embalava a coreografia, Wlad pediu demonstrações e Ana apresentou a coreografia primeiro com a música original e depois com a outra que deixou a coreografia bem lenta, Wlad disse que podia já que a Luana como diretora estaria agindo de forma didática para alterar o tempo da coreografia. Poderíamos mudar o tempo ou espaço do trabalho, tudo poderia sofre alteração do tempo.
Ícaro e Dayse: A diretora falou sobre todo o seu desanimo com Ícaro, mesmo assim Ícaro quis mostrar o que já tinha preparado pedindo permissão a Dayse, ela concordou e ele nos mostrou algo bom, era um de felino que seguia uma trilha em um espaço, um trabalho de corpo impressionante.

Wlad desfez as duplas já que alguns não estavam fazendo ou encontrando dificuldades de trabalharem juntos. Cada um iria criar sozinho suas cenas e costuras e dividiu a sala em três grupos para apresentações:

01 de Junho: Ana Carolina, Allison, Carlos Vera Cruz, Cleice, Enoque (eu), Karla, Luciano e Michel.

08 de Junho: Gilson, Ivanilde, Rodolpho, Dayse, Kauan, Diego, Jaqueline e Marco Antonio.

15 de Junho: Ícaro, Anne, Taynah, Taís, Luana, Dayene, Crissie e Aline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário