Pesquisar este blog

Powered By Blogger

11 de maio de 2009, 10ª aula

Michel continua confuso sobre teatralidade, ele pesquisou e descobriu que teatralidade tem plurisignificação, sensacionalismo era um deles. Wlad explicou que teatralidade pode ser da maneira que você a ver, “ ver o objeto de ângulos diferentes” e completou “o objeto continua sendo o mesmo o enfoque é que muda”.
Teatralidade precisa de uma exposição necessita de uma presença física do objeto ou pessoa e tem que ser discutida e observada tanto no teatro como na vida cotidiana.
Em seguida Ivanilde, Cleice e eu apresentamos pequenos trechos de nossos trabalhos
Wlad instigou os diretores Rodolpho, Jaqueline e Taynah respectivamente, sobre três quesitos de direção: Princípios, procedimentos e produto.
Princípios seria o que acompanha o diretor em sua obra, algo como uma assinatura que acompanha o artista na suas criações ou obra, aquilo que você enquanto diretor ou interprete não abre mão. O principio não precisa ter visibilidade, mas estará na obra mesmo sem ser percebido.
Procedimentos é a busca pelos elementos, a pesquisa, uma série de levantamentos sobre o que vai ser utilizado na obra ou criação em questão, deve ser encontrado um elemento (linha) de costura, Colagem como um elo que deverá unir todos os trabalhos em um só corpo.
Produto é o que será apresentado.
Rodolpho teve dificuldades em expor seus princípios quanto diretor, teve que ser pressionado por alguns até descobrir seus princípios de direção que seriam transmitir emoções diversas ao publico.
Jaqueline narrou todo o seu processo de procedimentos, desde a conversa inicial com sua interprete até o produto que foi apresentado em sala.
Taynah, minha diretora, foi questionada sobre o produto final de sua direção, ela foi clara ao dizer que o que foi apresentado em sala não era seu produto final e sim parcial, pois nosso trabalho ainda estava em processo de criação.
Está cada vez mais difícil concluir esse trabalho, encontrar a linha de costura entres a minhas cenas está tornando o trabalho cansativo, na conversa que tive com Taynah decidimos tornar o trabalho compacto, sucinto. Rita a personagem a quem dei vida nas primeiras aulas está me deixando irritado, seu texto é muito extenso e como a regra e síntese ele só veio a dificultar mais ainda, preciso resumir o texto sem perder sua essência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário